O segundo dia do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2025 em Belém, Ananindeua e Marituba, no Pará, será neste domingo (7 . Os procedimentos de segurança seguem os mesmos adotados no primeiro dia de exame.
Neste domingo, os participantes resolverão questões de ciências da natureza e suas tecnologias (biologia, física e química) e matemática e suas tecnologias.
Os portões abrem às 12h e fecham às 13h. As provas começam a ser aplicadas às 13h30 e se encerram às 18h30, meia hora mais cedo em relação ao primeiro domingo. A aplicação segue o horário de Brasília.
A saída dos participantes será autorizada a partir das 15h30, sem o caderno de questões. Aqueles que quiserem levar consigo o questionário poderá deixar o local de prova a partir das 18h, 30 minutos antes do final da aplicação regular.
Disponível na Página do Participante, o cartão de confirmação de inscrição tem informações completas para o exame.
Embora não seja obrigatória a apresentação do cartão no dia do exame, o Inep recomenda levar o documento impresso para facilitar o acesso ao local de prova e evitar contratempos.
O participante com solicitação de tempo adicional aprovada pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) terá direito a 60 minutos extras.
No caso de solicitação aprovada para o recurso de videoprova em Libras, o acréscimo será de 120 minutos.
O balanço mostra que o estado de São Paulo (751.648) foi o que registrou o maior número de inscritos no Enem 2025. Em seguida, estão Minas Gerais (464.994), Bahia (428.019) e Rio de Janeiro (329.001). Pará, que nesta edição terá a aplicação das provas em datas diferentes, ficou na 5ª posição com 289.392 candidatos.
Como será a prova
Para fazer o Enem, o participante deve apresentar um documento de identificação original com foto, emitido por órgãos oficiais, conforme especificado em edital.
A prova deve ser respondida com caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente.
Não será permitido o uso de qualquer equipamento eletrônico. Esses itens devem ser guardados desligados no envelope porta-objetos, antes de o participante entrar no local de aplicação. O envelope deve ser mantido debaixo da carteira, lacrado e identificado, durante toda a permanência do inscrito na sala.
Ao ingressar na sala, também devem ser guardados no envelope: óculos escuros e artigos de chapelaria, como boné, chapéu, viseira, gorro ou similares; caneta de material não transparente ou qualquer outro material de papelaria, bem como quaisquer outros objetos estranhos à realização do exame. Lanches são permitidos desde que sejam vistoriados pelo chefe de sala.
Enem 2025 – Segundo dia
- Data: 7 de dezembro (domingo)
- Locais: Belém, Ananindeua e Marituba (PA)
- Horários (horário de Brasília): abertura dos portões às 12h; fechamento às 13h; início das provas às 13h30; término às 18h30
- Saída autorizada: a partir das 15h30 (sem o caderno de questões); partir das 18h (com o caderno de questões)
- Tempo adicional: 60 minutos extras para solicitação aprovada; 120 minutos extras para videoprova em Libras
- Documentos obrigatórios: documento de identificação original com foto (RG, CNH, passaporte, CTPS emitida após 27 de janeiro de 1997)
- Documentos digitais aceitos: e-Título, CIN, CNH ou RG Digital (nos aplicativos oficiais ou Gov.br)
- Estrangeiros: passaporte, CRNM, DPRNM ou documentos equivalentes do Mercosul
- Material permitido: caneta esferográfica de tinta preta em material transparente; lanches (após vistoria do chefe de sala)
- Material proibido: equipamentos eletrônicos; óculos escuros; artigos de chapelaria (boné, chapéu, viseira, gorro);caneta de material não transparente
- Declaração de comparecimento: disponível na Página do Participante (deve ser impressa e apresentada ao chefe de sala)
- Mais informações: na Página do Participante