A Anvisa proibiu a fabricação, distribuição, importação, propaganda e venda de alguns medicamentos agonistas de GLP-1, popularmente chamados de “canetas emagrecedoras”. A decisão foi motivada pela ausência de registro sanitário na Agência, o que significa que sua qualidade, eficácia e segurança não foram avaliadas no Brasil.
A proibição visa coibir o aumento de propagandas e vendas irregulares desses produtos, especialmente na internet. A Anvisa alertou que o uso de medicamentos não aprovados dificulta o rastreamento de eventos adversos e impede medidas regulatórias.
Os medicamentos sem registro no Brasil só podiam ser importados em situações excepcionais, para uso pessoal e com prescrição médica. No entanto, com a proibição específica da Anvisa, a importação fica suspensa em qualquer situação.
Produtos Atingidos pelas Resoluções:
- T.G. 5 (RE 4.030)
- Lipoless (RE 3.676)
- Lipoless Eticos (RE 4.641)
- Tirzazep Royal Pharmaceuticals (RE 4.641)
- T.G. Indufar (RE 4.641)
A Agência reforçou que, no país, agonistas de GLP-1 aprovados só podem ser vendidos com prescrição médica e retenção da receita. Além disso, a venda de medicamentos com bula em língua estrangeira é proibida, aumentando o risco de falsificação e erros de uso.