Lar Todas as Noticias Após seca histórica, Rio Acre transborda e deixa famílias desalojadas

Após seca histórica, Rio Acre transborda e deixa famílias desalojadas

por Redação
0 comentários
apos-seca-historica,-rio-acre-transborda-e-deixa-familias-desalojadas

O Rio Acre, em Rio Branco (AC), ultrapassou a cota de transbordamento na manhã desta segunda-feira (10), de acordo com a medição da Defesa Civil do município. Após o período de seca extrema, as fortes chuvas elevaram o nível a 14,13 metros — 13 centímetros acima da cota de transbordamento — e invadiu as residências às margens.

Até esta terça-feira (11), 21 famílias foram retiradas de áreas de risco em 13 bairros atingidos. Ao todo, 67 pessoas foram atendidas em decorrência das cheias.

O governo do Acre decretou situação de emergência em razão do aumento do nível dos rios. Além do Rio Acre, Juruá e Purus também estão acima da cota de transbordamento.

A medida foi publicada em edição extra do Diário Oficial do Estado (DOE) da segunda-feira (10) e tem validade de 180 dias.

Em Rio Branco (AC) primeiras famílias atingidas pelas águas foram atendidas e remanejadas para um abrigo temporário em uma escola estadual. Dos povos Huni Kuin e Yawanawá, 32 indígenas, que compõem sete grupos familiares e residem de forma coletiva em uma moradia de madeira às margens do rio.

Há cerca de 5 meses, o Rio Acre atingia a menor cota histórica por conta da seca extrema. Em 21 de setembro e 2024, as réguas marcaram 1,23 metro. A marca superou o recorde do dia anterior, de 1,25 metro — o menor em 53 anos.

No mesmo período, o ar da capital  ficou quase 30 vezes mais poluído que o recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), segundo a plataforma IQA.

Postagens relacionadas

Quem Somos

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

Todos os Direitos Reservados  – 2025 – PORTAL 82 –  Desenvolvido Por: Nucleus Sistemas.