Lar Região Cuba condena ex-ministro à prisão perpétua em caso de espionagem

Cuba condena ex-ministro à prisão perpétua em caso de espionagem

por taynaalves
0 comentários
cuba-condena-ex-ministro-a-prisao-perpetua-em-caso-de-espionagem

O Supremo Tribunal Popular de Cuba condenou, nesta segunda-feira (8), o ex-ministro da Economia e do Planejamento, Alejandro Miguel Gil Fernández, à prisão perpétua após considerá-lo culpado de espionagem, suborno, roubo e dano a documentos, entre outros crimes.

Em segundo caso, ele foi considerado culpado de suborno para cometer falsificação de documentos públicos, tráfico de influência e evasão fiscal, e recebeu uma pena adicional de 20 anos.

“Alejandro Miguel Gil Fernández, por meio de atos corruptos e fraudulentos, aproveitou-se dos poderes conferidos pelas responsabilidades que assumiu para obter benefícios pessoais, recebendo dinheiro de empresas estrangeiras e subornando outros funcionários públicos para legalizar a aquisição de bens”, afirmou o Supremo Tribunal.

Gil, que chefiou o Ministério da Economia e Planejamento entre 2018 e 2024 e também foi vice-primeiro-ministro de Cuba, tem dez dias para recorrer de ambas as sentenças, acrescentou o comunicado.

O ex-ministro foi exonerado do cargo e deixou o gabinete do presidente Miguel Díaz-Canel em fevereiro de 2024.

Em março do mesmo ano, o Ministério do Interior de Cuba anunciou que ele estava sendo investigado por “erros graves”.

Durante anos, Gil foi a figura pública de medidas profundamente impopulares que contribuíram para agravar a complexa situação econômica da ilha, incluindo um aumento maciço nos preços dos combustíveis para os cubanos.

A CNN entrou em contato com o Supremo Tribunal Popular de Cuba para obter mais informações sobre a condenação e aguarda uma resposta. 

Postagens relacionadas

Quem Somos

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

Todos os Direitos Reservados  – 2025 – PORTAL 82 –  Desenvolvido Por: Nucleus Sistemas.