O escudo protetor da usina nuclear de Chernobyl, localizada na Ucrânia devastada pela guerra, construído para conter material radioativo do desastre de 1986, foi danificado por um ataque de drones russo, segundo a agência de vigilância da ONU.
A Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) afirmou que uma inspeção realizada na semana passada na estrutura de confinamento de aço constatou que o impacto de um drone em fevereiro, três anos após o início do conflito da Rússia na Ucrânia, degradou a estrutura.
O diretor-geral da AIEA, Rafael Grossi, afirmou em comunicado que a missão de inspeção “confirmou que a (estrutura de proteção) havia perdido suas funções primárias de segurança, incluindo a capacidade de confinamento, mas também constatou que não houve danos permanentes às suas estruturas de suporte de carga ou sistemas de monitoramento”.
Grossi afirmou que os reparos já foram realizados, “mas a restauração completa continua sendo essencial para evitar maiores danos e garantir a segurança nuclear a longo prazo”.
A ONU informou em 14 de fevereiro que as autoridades ucranianas afirmaram que um drone com uma ogiva de alto poder explosivo atingiu a usina, causando um incêndio e danificando o revestimento protetor ao redor do reator número quatro, que foi destruído no desastre de 1986.
As autoridades ucranianas afirmaram que o drone era russo. Moscou negou ter atacado a fábrica.
Os níveis de radiação permaneceram normais e estáveis e não houve relatos de vazamentos de radiação, afirmou a ONU em fevereiro.
A explosão de Chernobyl em 1986 espalhou radiação por toda a Europa e levou as autoridades soviéticas a mobilizar um grande número de homens e equipamentos para lidar com o acidente.
O último reator em funcionamento da usina foi desativado em 2000.
A Rússia ocupou a fábrica e a área circundante por mais de um mês nas primeiras semanas da invasão da Ucrânia em fevereiro de 2022, enquanto suas forças tentavam inicialmente avançar em direção à capital ucraniana, Kiev.
A AIEA realizou a inspeção ao mesmo tempo que um levantamento em todo o país sobre os danos causados às subestações elétricas pela guerra de quase quatro anos entre a Ucrânia e a Rússia.