Lar Politica Governistas rebatem Hugo Motta e dizem que houve tentativa de golpe no 8/1

Governistas rebatem Hugo Motta e dizem que houve tentativa de golpe no 8/1

por Redação
0 comentários
governistas-rebatem-hugo-motta-e-dizem-que-houve-tentativa-de-golpe-no-8/1

A senadora Eliziane Gama (PSD-MA), que foi relatora a CPMI do 8 de janeiro, usou as redes sociais para rebater a afirmação do presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), de que não foi uma tentativa de golpe o que ocorreu no Brasil no início de 2023.

“Como relatora da CPMI posso atestar categoricamente: após 5 meses de investigação, de receber centenas de documentos e de ouvir dezenas de testemunhas, houve tentativa de golpe e o responsável por liderar esses ataques tem nome e sobrenome: Jair Messias Bolsonaro”, escreveu.

Como relatora da CPMI posso atestar categoricamente: após 5 meses de investigação, de receber centenas de documentos e de ouvir dezenas de testemunhas, houve tentativa de golpe e o responsável por liderar esses ataques tem nome e sobrenome. É Jair Messias Bolsonaro.

Segue o fio

— Eliziane Gama (@elizianegama) February 7, 2025

O líder do PT na Câmara, Lindberg Farias (RJ), fez coro ao que disse a senadora: “O 8 de janeiro foi a última tentativa deles. Os comandantes não aceitaram, do Exército e da Aeronáutica, entrar naquela trama. O que eles queriam no dia 8 de janeiro? Aquilo foi organizado e planejado, porque eles queriam que o Lula decretasse uma GLO”, afirmou.

O deputado Rogério Correia (PT-MG) também reagiu aos comentários de Hugo. “Dizer que o bolsonarismo não tentou um golpe contra a democracia é de um negacionismo inaceitável”, afirmou o petista.

“Para ganhar uma eleição pode-se fazer promessas, mas nunca atos que coloquem em risco a democracia. Só podemos discuti-la hoje porque o golpe de Jair Messias Bolsonaro fracassou perante ao poder das nossas Instituições. Esse discurso não combina com lideranças que emergiram na democracia e que só exercem seu poder graças ao povo. Ainda estamos aqui, vigilantes”, escreveu no X.

Hugo Motta disse, em entrevista a uma rádio da Paraíba, que “um golpe tem que ter um líder, tem que ter uma pessoa estimulando, apoio de outras instituições interessadas e não teve isso”.

Segundo o parlamentar, “ali foram vândalos e baderneiros que, com inconformidade com o resultado das eleições, queriam demonstrar a sua revolta achando que aquilo ali poderia resolver”.

A senadora foi adiante: “Quem, por ventura, ainda tiver alguma dúvida: faço um convite para ler detidamente o relatório da comissão de inquérito com suas mil páginas, devidamente aprovado por deputados e senadores”.

Aprovado por deputados e senadores em 2023, o relatório conta com 235 menções ao termo “golpe”.

“O Oito de janeiro foi uma tentativa propositada e premeditada de golpe de Estado”, diz a primeira frase do documento de 1.333 páginas.

A CPMI sugeriu o indiciamento de Jair Bolsonaro e mais 60 pessoas por crimes relacionados aos atos criminosos. No fim de 2024 a Polícia Federal indiciou 40 pessoas, entre elas o ex-presidente.

Postagens relacionadas

Quem Somos

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

Todos os Direitos Reservados  – 2025 – PORTAL 82 –  Desenvolvido Por: Nucleus Sistemas.