Sa√ļde OFICIAL

Instituto Butantan recebe autorização para iniciar testes de soro anti-covid

Por Vanessa Silva

15/10/2021 às 17:12:20 - Atualizado h√°
Shutterstock

O Instituto Butantan recebeu nesta sexta-feira (15) a autoriza√ß√£o da Ag√™ncia Nacional de Vigil√Ęncia Sanit√°ria (Anvisa) para iniciar, em humanos, testes complementares do soro anti-covid, fabricado pela institui√ß√£o. Ao contr√°rio da vacina, que é uma forma de preven√ß√£o, o soro auxilia no tratamento de pessoas j√° infectadas pela doen√ßa. Com a autoriza√ß√£o de hoje, o Butantan conta com as permiss√Ķes necess√°rias para a realiza√ß√£o de todas as etapas dos testes clínicos do soro.

Os exames ser√£o realizados no Hospital do Rim e no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de S√£o Paulo (USP), ambos localizados na cidade de S√£o Paulo. Os volunt√°rios participantes s√£o adultos com mais de 30 anos e com diagnóstico de infec√ß√£o por covid-19 confirmado por PCR, no m√°ximo, nos cinco dias anteriores. O soro é intravenoso, ou seja, é inserido na veia em uma única aplica√ß√£o. O paciente fica no hospital por um dia e recebe o medicamento.

Os ensaios ser√£o feitos em duas fases e tr√™s etapas. Na fase 1, o estudo vai envolver 30 pessoas transplantadas de rim, pacientes do Hospital do Rim (etapa A); e 30 pacientes oncológicos do Hospital das Clínicas, com c√Ęncer de órg√£o sólido (etapa B). Na fase 2, participar√£o 558 pessoas, entre transplantados de órg√£os sólidos e pacientes oncológicos, todos fazendo terapia imunossupressora (etapa C).

"O foco do soro anti-covid nos imunossuprimidos é uma contribui√ß√£o do Butantan para fornecer tratamento a um público numeroso que tem dificuldades na sua imuniza√ß√£o e, em muitos casos, n√£o pode tomar vacina. Além disso, s√£o pessoas bastante afetadas pela covid-19, com uma taxa de mortalidade que pode ser superior a 65%", destacou o instituto em nota.

Fonte: Agência Brasil
Comunicar erro
Portal 82

© 2021 Portal 82 - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Portal 82