Lar Região Trump acusa Honduras de tentar alterar resultados da eleição presidencial

Trump acusa Honduras de tentar alterar resultados da eleição presidencial

por taynaalves
0 comentários
trump-acusa-honduras-de-tentar-alterar-resultados-da-eleicao-presidencial

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, acusou Honduras de tentar modificar o resultado das eleições presidenciais nesta segunda-feira (1º).

“Parece que Honduras está tentando alterar os resultados da eleição presidencial. Se conseguirem, haverá consequências terríveis!”, disse ele em uma publicação na Truth Social.

Segundo o líder republicano, a Comissão Eleitoral Nacional, órgão oficial responsável pela apuração dos votos, interrompeu abruptamente a contagem à meia-noite do dia 30 de novembro.

“A contagem mostrava uma disputa acirrada entre Tito Asfura e Salvador Nasralla, com Asfura liderando por uma pequena margem de 500 votos. A apuração foi interrompida quando apenas 47% dos votos haviam sido contabilizados”, acrescentou.

Disputa presidencial em Honduras

Nasry Asfura, candidato do Partido Nacional Conservador, foi o candidato apoiado pelo presidente dos Estados Unidos.

Ele liderava a eleição presidencial de Honduras com pouco mais de 40% dos votos contados, segundo os resultados preliminares nesta segunda-feira (1º).

Os resultados preliminares mostraram o candidato do Partido Liberal, Salvador Nasralla, em segundo lugar, com cerca de 39%.

Rixi Moncada, do partido governista LIBRE, obteve 20% e ficou em terceiro lugar. Qualquer candidato que obtiver maioria simples governará o país entre 2026 e 2030.

Na preparação para a corrida acirrada, Trump se pronunciou na disputa para apoiar Asfura em uma série de postagens nas redes sociais, dizendo que pode trabalhar com ele para combater o tráfico de drogas e que “se ele não vencer, os Estados Unidos não vão jogar dinheiro bom atrás de mau.”

Na sexta-feira (28), Trump também disse que concederá perdão ao ex-presidente de Honduras, Juan Orlando Hernandez, que cumpre uma sentença de 45 anos de prisão nos EUA por tráfico de drogas e porte de armas de fogo.

Hernandez, que liderou Honduras de 2014 a 2022, também era do Partido Nacional.

Postagens relacionadas

Quem Somos

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

Todos os Direitos Reservados  – 2025 – PORTAL 82 –  Desenvolvido Por: Nucleus Sistemas.